quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Configurando Webcam para funcionar no skype 4.08 linux sabayon 9


configurando Webcam do  skype  no sabayon 9




   Passei por um problema dias atras , tinha uma webcam largada em um canto e gostaria de faze-la funcionar em meu sabayon.
Instalei o cheese e para minha surpresa a webcam foi detectada e funcionou perfeitamente. quando fui usar o skype a webcam não funcionou. começou ai a minha saga, pesquisei em tudo quanto blog e na wiki sabayon não achei nada que  pudesse me ajudar . pensei vou correr atras da documentação do gentoo.
Depois de muito pesquisar vi que havia   várias pessoas com problema semelhante na versão 2.0 do skype , porem eu uso a 4.08, mas no final deu tudo certo.




Botando a mão na massa:

Para descobrir qual é sua webcam  abra um terminal e digite:
$lsusb

no meu caso retornou isso :
Bus 002 Device 002: ID 1c4f:0002 SiGma Micro Keyboard TRACER Gamma Ivory
Bus 002 Device 003: ID 04f3:0230 Elan Microelectronics Corp. 3D Optical Mouse
Bus 002 Device 004: ID 093a:2620 Pixart Imaging, Inc.
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Então sei que minha webcam é Pixart Imaging, Inc.


Meu foco nessa dica é o skype então digamos que sua webcam ja está instalada e funcionando no cheese , se não tiver o cheese instalado instale:
$ sudo equo install cheese

Aproveite e rode o cheese e veja que ele tem tem uns efeitos bem legais ^^

Se o Skype detectar sua webcam, algo parecido como : USB camera (xxxx) (/dev/video0) mas não aparece a imagem, mas outros programas como cheese ou MPlayer,camorama... é porque Skype não carrega v4l. Então você terá que fazê-lo manualmente cada vez que você carregar Skype


Para saber qual verção do v4l você usa :

$ equo search v4l

para carregar o skype com v4l:


se você usa o v4l versão 1:
 LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so skype

se você usa o v4l versão 2:
LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l2convert.so skype

Para integrar o comando a um  lançador do gnome-panel,xfce,cairo-dock... o "env" terá de ser adicionado antes LD_PRELOAD, então  vamos ter:

versão 1
env LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so skype
versão 2
env LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l2convert.so skype


Porém em sistemas  64bits como o meu e que usam a versão de 32 bits  da bibliotecas V4L localizados em / usr/lib32/libv4l/
Tem que ser feita uma alteração para funcionar :

env LD_PRELOAD=/usr/lib32/libv4l/v4l1compat.so skype


vejam que eu troquei lib/ por lib32/


Agora é so abrir o skype com o lançador que você criou e testar sua webcam.
Espero ter ajudado =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário