sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O que é Compiz?




O Compiz é um gerenciador de composição OpenGL  usado para ligação redirecionar janelas de nível superior, para objetos de textura. Tem um plug-in flexível, o sistema  é projetado para funcionar bem na maioria dos hardwares gráficos.
Ok, esta descrição não é muito significativa. Em poucas palavras, o Compiz é um gerenciador de composição, o que significa que aumenta a interação total do usuário, adicionando efeitos extravagantes para suas janelas, de sombras, para efeitos de desktop impressionantes como o cubo desktop ou a Expo vista.
Compiz também pode ser um gerenciador de janelas, o que significa que é o software entre você e seus aplicativos de desktop. Ele permite você mover ou redimensionar janelas, para alternar espaços de trabalho, para alternar entre janelas facilmente (usando Alt-Tab ou algo assim), e assim por diante.


A última versão estável do Compiz é 0.8.8 .  foi anunciado em 24 de Dezembro de 2009 e é agora lançado como uma versão beta (0.9.5.x). Este é um retrabalho de todo o projeto, que visa facilitar o desenvolvimento futuro.


Compiz fusion
(Extraído de página Wiki AboutCompizFusion )
Compiz Fusion é o resultado de uma fusão entre o gerenciador de janelas bem conhecido Beryl composto e Compiz Extras, um conjunto de melhorias para a comunidade o gerenciador de janelas Compiz composto. Compiz Fusion tem como objetivo proporcionar um ambiente fácil e divertido de usar janelas, permitindo o uso do hardware gráfico para renderizar cada janela individual e todo o ecrã, para fornecer alguns efeitos impressionantes, velocidade e utilidade. O primeiro lançamento Compiz desenvolvedor de fusão foi Compiz Fusion 0.5.2 em 13 de agosto de 2007, logo após o Compiz 0.5.2 foi lançado. Primeira versão estável do Compiz Fusion 0.6.0 é lançado em 20 de outubro de 2007.
O Compiz é um projeto de software open-source, ou seja, qualquer pessoa pode usá-lo livremente e contribuir.


 Fiz um video mostrando os efeitos compiz em meu sabayon linux :



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário